Preze pela qualidade das fotos para vender pelo Instagram em 2022
Que tal colocar seu negócio onde mais de 500 milhões de pessoas olham todos os dias? Parece impossível juntar tanta gente no mesmo lugar, mas esse lugar existe e está dentro do seu celular. Sabe qual é o nome dele? Instagram!
São muitas pessoas de olho em produtos, prontas para conhecer mais sobre eles, e o seu negócio não pode deixar de lado a oportunidade de despertar o interesse delas e mostrar o melhor que você pode oferecer.
Quer saber como vender com sucesso no Instagram? Veja algumas dicas básicas para montar seu perfil e saiba o que fazer para vender com qualidade e segurança e, ainda, interagir com seus clientes.
O Instagram é a rede social mais acessada em todo o mundo diariamente. Ela serve para momentos de descontração, compartilhar ocasiões especiais e, por incrível que pareça, vendas.
É verdade que antes o Instagram era uma rede essencialmente de fotos. Agora, porém, acredite: essa rede social possui um grande potencial de vendas nas mãos de quem sabe usá-la.
Tenha uma conta comercial
Primeiramente, a tática comprovada de como vender pelo Instagram que destacamos é simplesmente ter uma conta comercial. Trata-se de uma versão da rede social que disponibiliza recursos importantes para marcas, incluindo:
Insights
Insights nada mais é do que as métricas do seu perfil. Ou seja, as impressões que você está obtendo em suas publicações, o alcance que seu Instagram possui e as características das pessoas que comumente te acompanham.
Shopping
Por sua vez, o Instagram Shopping serve essencialmente para divulgar produtos ou serviços, redirecionando o público para sua loja virtual. Sendo uma vitrine virtual para aquilo que você oferece.
Instagram ads
E o Instagram ads é a opção de fazer anúncios pagos pela rede social. A estratégia potencializa o alcance das suas publicações, além de engajar e converter mais pessoas à proposta do seu perfil e conseguir vender pelo Instagram em 2022.
Escreva uma biografia
A biografia — ou apenas bio — é aquele pequeno texto que aparece no perfil do Instagram. Ele deve ser usado para você descrever o seu negócio e contar um pouco sobre ele para as pessoas que visitam o perfil.
A biografia deve informar o cliente, mas também serve para aproximar as pessoas. Esse recado simpático e ao mesmo tempo explicativo dá mais chances de aproximação entre o seu negócio e os clientes.
Você não precisa ser um mestre da criatividade na hora de montar a sua bio, seja claro quanto ao que o seu produto ou serviço entrega, destaque um -ou mais- diferencial, use um tom de voz empático e apresente outros canais de contato (como whatsapp, e-mails etc).
Faça posts compráveis dos seus produtos
Após a aprovação, você já pode começar a vender pelo Instagram em 2022 e criar posts de produtos. Veja como criar um post comercial:
- Em seu “Perfil”, toque em “Configurações”;
- Acesse a aba “Empresas” e selecione categoria “Loja”;
- Em seguida, você poderá visualizar todos os seus produtos cadastrados;
- Crie normalmente uma publicação e, antes de finalizá-la, clique na opção “Marcar produtos”, que passou a ficar disponível;
- Daí é só marcar um dos produtos listados em sua loja;
- Com tudo certo, é só tocar em “Compartilhar publicação” para colocar um produto na linha do tempo.
Use corretamente Stories e Close Friends para vender pelo Instagram em 2022
Tanto o Stories como o Close Friends são táticas essenciais de como vender pelo Instagram em 2022. Como o objetivo das duas funções é estreitar o relacionamento com o público, é possível criar conversas mais envolventes.
Desse modo, você deve usar corretamente o Stories e Close Friends, seja dando mais profundidade para os temas conversados, seja abrindo e respondendo caixinhas de perguntas, por exemplo.
Em outras palavras, a linguagem não pode ser superficial, como no Feed, em que você apresenta conteúdos mais abrangentes para chamar a atenção das pessoas do seu público-alvo.
O foco aqui é o engajamento, um bate-papo real sobre temas relacionados com sua área de atuação. Inclusive, profissionais e empresas costumam compartilhar bastidores do seu dia a dia para aumentar o nível de conexão nestas ferramentas.
Importante: você pode salvar sequências de Stories que foram importantes nos destaques. Assim, os seguidores e até mesmo visitantes poderão vê-los quando quiserem, o que enriquece ainda mais o cartão de visitas do seu perfil.
Use hashtags
As # tem um motivo para existir: elas ajudam as pessoas que estão pesquisando publicações com o mesmo tema, isso te ajudará a vender pelo Instagram em 2022. Imagine que você vende massas caseiras e faz postagens colocando hashtags como #massacaseira e #massaartesanal.
Um cliente que está buscando uma empresa que vende esse tipo de produto pode procurar essa hashtag no Instagram, encontrar seu post e entrar em contato com você para fazer um pedido.
Apenas cuidado para não usar um monte de hashtags sem relação com seu produto. Esqueça hashtags como #bomdia ou #estamosabertos e use aquelas que descrevem bem seus produtos e tem relação direta com eles.
Preze pela qualidade das fotos para vender pelo Instagram em 2022
Por mais que o Instagram tenha mudado bastante ao longo do tempo, o aspecto visual continua sendo muito importante na plataforma. Por isso, você deve prezar pela qualidade das fotos compartilhadas em como vender no Instagram. Por que você deve estar no TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais engajadas e de crescimento mais rápido dos últimos anos. Mas alguns profissionais de marketing, criadores e gerentes de mídia social demoraram a adotá-lo e criar contas do TikTok.
Por quê? Principalmente porque é desconhecido. O TikTok se concentra em vídeos de formato curto mais do que qualquer outra rede. Ele também usa um layout exclusivo - mostrando aos usuários a página de descoberta Para você em vez de um feed inicial - e tem seu próprio estilo exclusivo que se concentra em efeitos de áudio e autenticidade. Os profissionais de marketing precisam pensar um pouco diferente quando planejam e publicam conteúdo na plataforma.
Flamengo e São Paulo fizeram uma série de duelos marcantes nos últimos anos. O Tricolor se deu melhor nas quartas de final da Copa do Brasil de 2020, quando eliminou os rubro-negros. Nas últimas duas temporadas, em compensação, os flamenguistas venceram todos os embates com os são-paulinos – emplacando aí duas goleadas sonoras. O novo confronto decisivo, agora pelas semifinais da Copa do Brasil, é a deixa para relembrar alguns encontros grandiosos entre os clubes. Não são as finais mais importantes, mas as duas equipes fizeram decisões verdadeiramente eletrizantes na virada dos anos 1990 para os 2000. A Supercopa da Libertadores de 1993 traz uma memória doce aos paulistas, assim como foi a Copa dos Campeões de 2001 aos cariocas.
O ano de 1993 foi excepcional ao São Paulo. O Tricolor conquistou o bicampeonato mundial e também o bicampeonato da Libertadores. Na competição continental, o time de Telê Santana chegou a superar o próprio Flamengo nas quartas de final, com os rubro-negros ostentando o rótulo de campeões nacionais do ano anterior. Já o tira-teima entre os dois clubes aconteceu em novembro de 1993, antes que os são-paulinos se consagrassem em Tóquio. A Supercopa da Libertadores reunia todos os times que já tinham sido campeões continentais e teria uma respeitável final entre paulistas e cariocas.
A Supercopa era uma verdadeira celebração às camisas pesadas. Assim, os dois times chegaram à decisão com campanhas respeitáveis. O São Paulo deixou pelo caminho Independiente, Grêmio e Atlético Nacional. Já o Flamengo chegava embalado depois de derrubar Olimpia, River Plate e Nacional de Montevidéu. As duas equipes estavam desgastadas pelo calendário cheio, ambas disputando paralelamente o quadrangular semifinal do Campeonato Brasileiro. Só que o favoritismo era mesmo do São Paulo, diante do trabalho consolidado de Telê Santana no Morumbi. Atrasos de salários e rachas nos vestiários atravancavam o Fla.
Herói na conquista do Brasileirão de 1992, o maestro Júnior tinha se despedido dos gramados e assumido o posto de técnico. Muitos dos companheiros no título nacional seguiam na equipe, numa base bastante jovem. Gilmar Rinaldi, Júnior Baiano, Charles Guerreiro, Marcelinho Carioca e Nélio estavam entre os destaques remanescentes, enquanto o ataque trouxe Renato Gaúcho e Casagrande. Já o São Paulo de Telê Santana repetia uma formação histórica, com várias lendas do bicampeonato mundial. Zetti, Cafu, Ronaldão, Toninho Cerezo, Palhinha, Leonardo e Müller pintava no 11 inicial, com a ascensão de Juninho Paulista.
O Flamengo teve uma revanche continental na menos prestigiada Copa Ouro, que venceu em decisão contra o São Paulo em 1996. Sávio anotou os três gols na vitória por 3 a 1 sobre os tricolores. Já em 1997, os flamenguistas deixariam os são-paulinos pelo caminho na semifinal do Torneio Rio-SP. Em nível de emoção, a final que se equiparou à da Supercopa de 1993 aconteceu em 2001, na extinta Copa dos Campeões – torneio que reunia campeões regionais e alguns estaduais, valendo vaga na Libertadores. Seriam dois embates trepidantes entre um Flamengo tricampeão carioca, com a magia de Petkovic na inesquecível vitória sobre o Vasco, e um São Paulo vencedor do Rio-SP, na campanha que marcou a explosão de Kaká.
O Flamengo passou por Bahia e Cruzeiro nas fases anteriores da Copa dos Campeões. Zagallo dirigia a equipe que mesclava pratas da casa e medalhões. Petkovic, Edílson, Beto e Gamarra eram as estrelas ao lado de novatos como Júlio César, Juan e Reinaldo. Leandro Ávila foi desfalque na ida por suspensão. Já o São Paulo tinha o comando de Nelsinho Baptista. Também possuía uma mistura interessante, com figuras de relevo como Rogério Ceni, França, Luis Fabiano, Kaká, Belletti e Júlio Baptista. Ceni, entretanto, vinha em litígio com a presidência e tinha sua saída especulada na imprensa. Os tricolores acumulavam quatro vitórias na campanha, passando por cima de Sport e Coritiba nas fases anteriores.
A Copa dos Campeões, embora decidida em dois jogos, era realizada no Nordeste. A primeira partida aconteceu no Almeidão, em João Pessoa. O Flamengo venceu num memorável 5 a 3. Mais aceso, o Fla deu trabalho para Rogério Ceni desde os primeiros minutos. O gol saiu aos 15, quando Reinaldo driblou o goleiro e rolou para Edílson escorar. A resposta do São Paulo veio três minutos depois, com o empate de Luís Fabiano, após cruzamento de Gustavo Nery. Nada que amedrontasse os rubro-negros, ainda melhores, até o segundo gol aos 24. Agora Edílson foi o garçom, com uma bicicleta que Reinaldo completou de cabeça. Infernal naquela tarde, Reinaldo ainda entregaria um bolão para Beto fuzilar o terceiro aos 37.
O título da Copa dos Campeões levou o Flamengo para a Libertadores de 2002, num retorno às competições continentais após nove anos – desde a eliminação para o São Paulo em 1993. Já nas duas últimas décadas, os reencontros de rubro-negros e tricolores em mata-matas foram bem raros, restritos apenas aos cruzamentos recentes na Copa do Brasil. É ver se essa semifinal de 2022 faz jus a uma história bastante rica entre os dois oponentes.
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Participe dos desafios da plataforma
Falando nisso, os desafios são uma febre na plataforma — tanto que têm uma aba exclusiva para reunir os vídeos dos usuários que participam deles.
Ao participar também e marcar as hashtags certas, você tem mais chances de se destacar. Mas lembre-se: esse não é o único caminho para aumentar seu engajamento no TikTok. Afinal, o conteúdo original conta muito, como dissemos anteriormente.
Encontre seu nicho
Quando se trata de alcançar seu público no TikTok e ter engajamento em video no TikTok, você quer ser o mais específico possível.
Criar conteúdo sobre “fitness” não é suficiente. Se você puder restringir seu nicho a algo mais descritivo, como “dicas de fitness para novas mães”, será muito mais fácil encontrar sua comunidade.
Entretenha o público para ter engajamento em video no TikTok
Ao contrário de outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp, os usuários do TikTok o acessam para serem entretidos — e, muitas vezes, quando têm apenas alguns minutos de pausa no trabalho ou no trânsito.
Isso significa que eles não querem ver uma entrevista com o diretor executivo de uma empresa. Mas talvez queiram ver uma demonstração de um produto ao som de uma música cativante. Abuse de humor, suspense, choque e narrativa nos vídeos para manter os espectadores colados à tela.
Tenha um bom mindset para conseguir engajamento em video no TikTok
Entre em uma mentalidade de criador
Qual é a mentalidade do criador no TikTok? Menos pensamento, mais postagem!
Lembre-se, a rede social é o lugar perfeito para testar novas ideias e ver o que tem mais alcance e ter engajamento em video no TikTok.
É fácil desacelerar nas mídias sociais cedendo à síndrome do impostor, comparando-se com os outros ou se preocupando com o julgamento da comunidade.
Muitas vezes, o melhor conteúdo acontece quando você sai da sua zona de conforto. Em vez de tentar fazer algo impecável, apenas divirta-se. Fique animado para postar seu conteúdo e descobrir a resposta.
Utilize CTAs clicáveis
Essa é outra forma de dar o que o usuário quer rapidamente. Não o faça esperar pelo clímax. Dê a ele a oportunidade de clicar imediatamente, especialmente se o vídeo for curto e eficaz.
Uma call to action, ou chamada para ação (CTA), clicável define claramente o próximo passo na viagem do cliente, oferecendo uma forma de expandir o engajamento com a sua marca. Apenas se certifique de que a página de destino tem o mesmo sentimento e atração que o vídeo.
Use hashtags que façam sentido
Outro ponto importante para um bom engajamento no TikTok é o uso de hashtags para aumentar o alcance dos vídeos, facilitando que eles sejam encontrados por usuários interessados em temas relacionados aos seus conteúdos.
Dúvidas sobre quais utilizar? O próprio app entrega sugestões e informa a quantidade de vezes que cada termo foi usado. No entanto, tenha atenção: hashtags muito utilizadas podem tornar a concorrência maior e dificultar que seus vídeos sejam encontrados.
Use as emoções dos usuários a seu favor para ter engajamento em video no TikTok
Os três E's do conteúdo de vídeo de formato curto
A chave para o engajamento do TikTok é criar conteúdo que as pessoas valorizem. Ele atende a uma necessidade ou desejo deles, para que eles assistam até o fim e compartilhem com os outros.
Quando você está criando conteúdo de vídeo de formato curto, há três tipos de valor para focar. Vamos chamá-los de três E.
Valor educacional. Muitas pessoas usam o TikTok como um lugar para aprender. Truques de vida, fatos pouco conhecidos, dicas de culinária, conselhos de fitness… se você tem conhecimento especializado, as pessoas querem ouvir sobre isso.
Valor de entretenimento. O conteúdo de vídeo de formato curto é projetado para hits rápidos de dopamina. Você quer fazer as pessoas rirem ou sorrirem o mais rápido possível. Mostre-lhes algo engraçado, surpreendente ou emocionante!
Valor emocional. O terceiro E em nossa lista remonta à autenticidade. As pessoas querem sentir uma conexão emocional genuína com o que assistem, então seja honesto. Não fique tentado a criar conteúdo corporativo sem coração.
Você pode estar se perguntando qual desses valores é mais importante.
A resposta varia de acordo com sua marca e sua estratégia geral de conteúdo. Mas quanto mais valor você puder incluir em cada vídeo, melhor. Se você pode criar conteúdo educacional com um sorriso ou entreter as pessoas enquanto diz algo genuíno, você é um vencedor e terá engajamento em video no TikTok.
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Produza conteúdos originais
Assim como em outras mídias sociais, como Instagram e YouTube, a produção de conteúdo original é essencial para obter sucesso com o público e ter engajamento em video no TikTok.
Portanto, para alavancar o perfil, inovação é a palavra de ordem! Ao invés de mergulhar em todas as tendências, defina as que fazem mais sentido para a conta. Aposte em seus diferenciais ou os da marca, pense em possíveis tutoriais e (por que não?) lance seus próprios desafios.
“PUMA e Palmeiras já construíram uma parceria muito forte e vitoriosa, com diversos títulos conquistados. Queremos seguir assim, por isso buscamos sempre, através dos uniformes e das campanhas que criamos em conjunto, sintetizar a paixão que existe entre os torcedores e cada elemento que remeta ao Palmeiras”, disse Sebastián Diaz, CEO da PUMA Brasil. “Para a nova camisa THIRD, entendemos que é o momento perfeito de celebrar essa apropriação da cor verde pelo Palmeiras, afinal se trata da cor mais vitoriosa do futebol brasileiro”, finaliza.
O uniforme THIRD apresenta a cor “Green Glimmer”, um novo tom que celebra a forte ligação entre o Palmeiras e o verde. O lançamento traz duas camisas: A modelo Jogador, autêntica camisa que é usada pelos jogadores em campo, tem tecido em mesh nas costas e nas mangas, mais leve para maior respirabilidade. Já a versão Torcedor tem tecido liso nas costas e nas mangas. Para a parte frontal, ambas as camisas têm o tecido com construção em zig-zag para manter a coesão visual entre os modelos. A versão de Jogador conta com as artes aplicadas com a tecnologia emborrachada, enquanto a de Torcedor utiliza a tecnologia em Base D’água.
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Os usuários têm conteúdo infinito para navegar no TikTok, por isso não vão investir tempo no seu anúncio se não virem imediatamente o valor associado a ele. Você precisa entregar o valor antecipadamente.
Isso não significa lançar o seu produto imediatamente, significa dar ao usuário o que ele quer, para que continue vendo o vídeo. É isso que chamamos “prender” o espectador. Você pode fazer isto:
- entregar entretenimento imediatamente (começando o vídeo com um gatinho fofinho);
- dizer ao usuário o que ele vai receber (“Mind-blowing... assista até o fim!”);
- oferecer um incentivo (como um cupom de desconto).
Antes de olhar a legenda e outras informações do post, é comum que o público priorize a foto em sua avaliação. Então, fotos com baixa resolução não são nada atrativas e podem trazer uma péssima impressão para o seu perfil.
A qualidade das fotos é também um fator primordial para atrair mais engajamento dos seguidores, através de curtidas, visualizações comentários Instagram. Uma foto bem comentada, além de sinalizar para o algoritmo de forma favorável, ajuda a construir mais interações e mais credibilidade das pessoas.
Além disso, imagens cortadas também não são vistas com bons olhos. Muitos não sabem disso, mas existe um tamanho ideal de foto para cada tipo de publicação feita no Instagram, o qual você precisa considerar para postar imagens perfeitas.
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