Estratégia de anúncios do TikTok de maneira fácil
A rede social abriga diversos usuários com potencial de compra. Desenvolver estratégias de anúncios do TikTok é muito importante pra vender por lá.
Ouvimos muitos profissionais de marketing de mídia social que relutam em anunciar no TikTok.
Eles não acham que a plataforma está pronta para anúncios. Eles não acham que a plataforma tem a demografia certa. Eles não acham que podem criar o tipo certo de conteúdo.
O problema é que já ouvimos essas desculpas antes. As pessoas diziam exatamente a mesma coisa sobre o Facebook há 15 anos. (Sentindo-se velho ainda?)
Essas desculpas estão tão erradas como sempre. O TikTok oferece uma plataforma de anúncios surpreendentemente flexível com muitas maneiras diferentes de criar ou obter conteúdo que funcione para sua marca. Agora é um concorrente sério do Facebook, Instagram, YouTube e outras plataformas sociais que oferecem publicidade paga.
A verdade é que, diferentemente do Instagram e do Facebook, os usuários do TikTok não estão interessados naquele conteúdo roteirizado e filmado em altíssima definição. O que o público do TikTok quer ver é autenticidade e conexões genuínas (além de vídeos de animais e nenéns fofinhos, é claro).
Como anunciar no TikTok
Antes de começar a bolar estratégias de publicidade, é bom lembrar que o app só foi oficialmente lançado da forma como o conhecemos hoje no final de 2018.
Com pouco mais de um ano de funcionamento, o TikTok ainda não é um canal de vendas como o Instagram – e isso significa que ainda há espaço para modificações que podem alterar totalmente as campanhas de marketing de uma loja.
Criar um perfil
Se você não está com um orçamento muito folgado, a melhor estratégia a seguir é criar um perfil, começar a produzir conteúdo e conquistar seguidores.
Só tem um problema: você vai precisar se equilibrar na corda bamba que é promover uma marca e ainda por cima conquistar seguidores, já que a grande maioria dos usuários não acessa o TikTok para assistir anúncios e comerciais – mas sim para consumir conteúdos de qualidade. É o primeiro passo para criar anúncios do TikTok.
Antes de baixar o app no seu smartphone, você precisa primeiro entender o tipo de conteúdo que o seu público-alvo quer assistir (e nós vamos te ajudar no processo.

In-Feed Ads
In-Feed Ads são vídeos de anúncios do TikTok que aparecem na página de descoberta dos usuários, também conhecida como a página Para você (ou For You Page). Essa é a primeira página que os usuários acessam ao abrir o aplicativo. A página Para você exibe vídeos que o algoritmo do TikTok (em inglês) acredita serem do interesse do usuário com base na atividade no aplicativo.
Esses anúncios aparecem como o quarto vídeo que os usuários veem ao rolarem o feed. Para efeitos de comparação, esse tipo de anúncio é semelhante àqueles que aparecem no feed do Instagram. Veja este exemplo de In-Feed Ads criado pelo serviço de delivery GrubHub.
Os In-Feed Ads são especialmente interessantes para profissionais de marketing interessados em usar o TikTok para estimular as conversões de vendas, já que os vídeos podem conter uma call-to-action (CTA). A empresa de serviços financeiros Acorns usa o recurso de CTA dos In-Feed Ads para sugerir que os usuários baixem o aplicativo deles.
Conhecendo mais os anúncios do TikTok
A maioria das pessoas pensa no TikTok como um aplicativo para adolescentes. Eles não estão errados… A demografia do TikTok tende a ser mais jovem.
No entanto, isso pode estar prestes a mudar. O grupo demográfico que mais cresce na plataforma TikTok no momento são os maiores de 30 anos. Millennials, Gen Xers e até Baby Boomers estão se juntando à rede social.
Está demorando um pouco para os anunciantes se atualizarem. Muitas marcas não estão usando o marketing do TikTok. Isso é especialmente verdadeiro para marcas que se concentram em grupos etários mais velhos. Portanto, agora é um bom momento para começar a exibir anúncios do TikTok enquanto há menos concorrência.
As campanhas de marketing do TikTok oferecem mais alcance por menos
Aqui está mais um argumento a favor do TikTok e é muito persuasivo.
Os anúncios do TikTok são muito mais baratos do que qualquer coisa no Facebook, Instagram ou YouTube no momento. Todo profissional de marketing de mídia social sabe que os custos de anúncios do Facebook dispararam, enquanto a segmentação e o retorno dos gastos com anúncios se tornaram mais fracos.
Criar vídeos “compráveis” da marca no TikTok
Se você já usa o TikTok há algum tempo, provavelmente deve ter escutado a fofoca de que em breve a plataforma vai lançar o recurso de vídeos “compráveis”, similar ao que existe hoje no Instagram.
Esse recurso de fato existe: ele já funciona no Doyuin há algum tempo mas, no TikTok, ainda está em fase de testes, sendo utilizado apenas por alguns influenciadores de elite da plataforma.
Tal como no Instagram, onde é possível incluir a opção de deslizar para cima nos Stories, o recurso do TikTok vai possibilitar a inclusão de URLs nos vídeos; dessa forma, o usuário só vai precisar clicar no link para ser automaticamente redirecionado.
Como o TikTok app ainda não liberou a data de lançamento desse novo recurso, é difícil saber quando ele vai poder ser utilizado como uma estratégia real de publicidade.
Como configurar os alvos dos anúncios do TikTok
Como funciona a segmentação para anúncios do TikTok
O TikTok oferece segmentação menos precisa do que a maioria das outras plataformas de marketing social. Até recentemente, você só podia segmentar o público em nível nacional.
Mas isso não é um problema. Por quê? Porque o algoritmo de descoberta do TikTok é extremamente poderoso.
O TikTok é muito, muito bom em fornecer conteúdo com base nos interesses das pessoas. Ele também usa alguma tecnologia de próximo nível, como IA, para reconhecimento de plano de fundo. Isso significa que, se você incluir pontos de referência locais em seus vídeos, seu conteúdo será exibido para mais pessoas próximas a você.
Então, em vez de se preocupar com a segmentação por local ou horários ideais de postagem, você só precisa se concentrar no conteúdo. Crie e compartilhe vídeos relevantes para sua marca, setor e interesses do público. O algoritmo do TikTok fará o resto para você.
Como criar vídeos para anúncios de leads do TikTok
Seu trabalho mais importante em um vídeo de anúncio de lead é mostrar às pessoas que o anúncio é relevante para elas. Se for uma oferta baseada em localização, indique a localização no vídeo e use dicas visuais. Se for uma oferta urgente, use áudio e texto para enfatizar isso.
Mesmo em um videoclipe curto, você pode contar uma história com a qual seu público-alvo se relaciona. Mostre a eles o que você faz e como será a experiência deles com você.
Por exemplo, um quiroprático pode editar juntos clipes da consulta inicial, ajuste e resultados. Um serviço de caixa de assinatura pode mostrar o processo de embalagem, entrega e desembalagem em casa.
Em seguida, você pode levar as pessoas ao formulário principal e incentivá-las a experimentar o que viram por si mesmas.
Para você
O TikTok oferece uma variedade de opções de anúncios que são econômicas e atingem um público amplo. Embora alguns profissionais de marketing de mídia social se sintam intimidados ao usar o TikTok para marketing digital, não poderia ser mais fácil criar anúncios, especialmente porque você nem precisa criar seu próprio conteúdo!
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