Apresente produtos nos Stories

 

O que é o Instagram Shopping e quais são os seus recursos?

Com a chegada das grandes marcas ao Instagram, ele rapidamente perdeu o foco absoluto que tinha em conteúdo fotográfico e inspiracional, passando a ter um forte apelo de vendas.

Os usuários conseguiram sentir essa mudança na direção da plataforma: os anúncios se tornaram cada vez mais presentes na navegação, o que se intensificou ainda mais com a adição dos stories e as constantes quedas de entrega orgânica dos conteúdos.

Porém, foi com o Instagram Shopping que a rede social confirmou definitivamente a sua intenção de ser umlocal para compras. Esse recurso reúne uma série de ferramentas que possibilitam que o seu seguidor compre os seus produtos sem sair da rede social.

Como funciona?

Para ajudá-lo a entender melhor como o Instagram Shopping funciona, detalhamos abaixo cada recurso da funcionalidade. Ela permite os usuários visualizarem os itens à venda de diferentes formas para então comprá-los.

Loja 

Na aba da loja, você pode inserir o site ou e-commerce que tiver em seu perfil no Instagram, adicionando os produtos que quiser. Todos eles ficaram acessíveis para visitantes e seguidores adquirirem.

Como vender pelo Instagram Shopping

Veja um resumo dos principais recursos de vendas disponibilizados pelo Instagram Shopping.

  • As lojas

A principal forma de vender pelo Instagram Shopping é criando a sua loja online dentro da rede social. Para isso, as marcas podem cadastrar os seus produtos, que serão exibidos aos seguidores. 

As lojas ficam acessíveis para os usuários da plataforma a partir de um botão no perfil da marca ou mesmo através da aba “Loja”, onde é possível pesquisar por marcas ou explorar as que são exibidas ali. 

  • As coleções da loja

Outro recurso para ajudar os seus clientes na busca pelo produto perfeito são as coleções, uma espécie de álbum que reúne vários produtos. Você pode criar uma seleção de itens para presentear, uma coleção de roupas de verão ou mesmo um inventário de produtos para a casa, por exemplo.

Existem dois lugares onde o comprador pode encontrar as coleções da sua marca. Um deles é na aba de Loja, onde no canto superior direito existe um filtro para visualizá-las. O outro é na área de Guias, dentro do perfil da sua marca.

  • As etiquetas de preço

Outra forma encontrada para te ajudar a vender pelo Instagram Shopping foi o uso das etiquetas. Elas podem ser adicionadas aos seus posts do feed ou anúncios no Instagram, por exemplo, para que, ao ver um item na imagem, o consumidor na hora já possa saber o seu preço.

Além disso, ao clicar no preço exibido pelas etiquetas o seguidor é levado para a página de detalhes do produto.

  • As páginas de detalhe dos produtos

Ao clicar em um produto na loja, o Instagram Shopping oferece uma página de detalhamento do item. Por lá, é possível exibir ao comprador uma descrição do produto, os tamanhos disponíveis, informações da sua política de frete e devolução, além de outras fotos ou vídeos.

É claro, também é possível realizar a compra através desta página.

  • Os lançamentos de produto

Outra maneira de vender pelo Instagram Shopping é criando stories de para anunciar os próximos produtos a serem lançados pela sua marca. Assim como acontece nos stickers de contagem regressiva do Instagram, os seus seguidores poderão definir lembretes para serem avisados quando a novidade estiver disponível para vendas.

Além disso, ao clicar no sticker de lançamento do produto é possível ver detalhes do que será vendido, para gerar expectativa na audiência.

  • As vendas ao vivo

Agora é possível também promover um produto para a compra durante uma live. Ele aparece logo abaixo dos comentários da audiência, já com um botão para adicionar o produto ao carrinho de compras.

Boas formas de ativar esse recurso são, por exemplo, fazer um evento para mostrar o funcionamento de um novo item que está à venda ou fazer uma parceria com influenciadores para um teste ao vivo do produto.

Não faça do seu Instagram um catálogo

Eu sei, eu sei. Você acabou de criar um catálogo de produtos no Instagram Shopping, então essa dica parece meio absurda. Mas fique tranquilo que vou explicar o porquê disso.

Pense em um catálogo tradicional de uma loja de sapatos. Geralmente, os produtos aparecem como a estrela do show e são fotografados em ambientes com um fundo de uma única cor. Quanto mais interferências na imagem, mais o olhar vai desviar do produto, portanto a foto é produzida para que os sapatos se destaquem.

Porém, as redes sociais são espaços onde pessoas estão para se conectar com outras pessoas e marcas que compartilhem dos seus valores e gostos pessoais. Ou seja, o consumo da informação e a expectativa do público para a imagem é diferente nesse canal de comunicação.

Por isso, quando dizemos para não transformar o seu perfil de Instagram em um catálogo, estamos falando para não criar uma comunicação sem contexto, que pareça posada para a foto e, portanto, fria e distante da realidade do seu comprador.

O ideal é que as fotos para divulgar os seus produtos sempre tragam contexto, ou seja, que mostrem em que ocasiões o consumidor poderá fazer uso deles (ex: no trabalho, na academia, na faculdade) e quais proveitos poderá tirar dessa compra.

Humanize a sua comunicação no Instagram Shopping

Outra coisa que faz com que a sua audiência se sinta mais motivada a comprar um produto seu no Instagram Shopping é o fator humano.

Enquanto uma foto com o produto em um cenário pode parecer algo montado demais, trazer pessoas para as imagens tem o efeito inverso: faz com que a audiência tenha alguém com quem se identificar.

Por isso, recrute amigos ou contrate modelos para tirar fotos de pessoas reais usando os seus produtos.

Vale também lembrar que representatividade importa quando o assunto é gerar identificação. Por isso, tente sempre representar nas suas imagens tipos de pessoas que sejam parecidas com o seu público. Se você tem muitos clientes mais velhos ou mães, por exemplo, uma boa ideia é produzir conteúdos que retratem pessoas assim.

Ao colocar os itens à venda no seu Instagram Shopping, você deve adicionar dados importantes sobre os produtos para deixar o consumidor informado sobre o que vai comprar.

Quanto mais persuasiva for a descrição dos seus produtos, maior será a chance do potencial cliente concretizar a compra. Então, dê a devida atenção para o conteúdo textual inserido nos itens. Eles podem ser determinantes à venda.

Além disso, tenha cuidado para não usar termos contrários às políticas e diretrizes do Instagram. Se algum produto tiver uma palavra referente a conteúdos adultos, por exemplo, o Instagram Shopping vai reprová-lo, impedindo sua postagem.O jogador teve uma boa passagem pelo Napoli, mas perdeu espaço após uma lesão e estava na França desde 2021, quando foi inicialmente emprestado e posteriormente vendido ao Marseille. O polonês chega para ser uma alternativa a Dusan Vlahovic, como reserva no elenco.

Inicialmente, a Juventus queria Memphis Depay, do Barcelona, mas a pedida salarial do neerlandês fez com que os italianos desistissem do negócio. As atenções se tornaram para Milik, que estava mais acessível e o negócio foi fechado mais facilmente. Não era um negócio que se imaginava no começo da janela de transferências. 

Na última temporada, Milik fez 20 gols em 37 jogos, uma ótima marca pelo Olympique de Marseille. Na temporada anterior, 2020/21, foram 10 gols em 16 jogos. Ainda pelo Napoli, na temporada 2019/20, o jogador marcou 14 gols em 35 jogos.

Antes de jogar no Napoli, o jogador atuou pelo Gornik Zabrze, ainda na Polônia, o Bayer Leverkusen, o Augsburg, brilhou intensamente pelo Ajax e chegou como estrela no Napoli para substituir o atacante Gonzalo Higuaín, que tinha se transferido para a Juventus. 

Sua lesão ainda no começo do seu primeiro ano fez com que o clube descobrisse a capacidade artilheira de Dries Mertens, que se converteu de um ponta a um centroavante dos mais eficientes – a ponto de se tornar o maior artilheiro da história dos Partenopei.

Sempre uma opção relevante no elenco do Napoli, Milik queria mais, ser titular do time e conseguiu isso no Marseille. Sob o comando de Jorge Sampaoli, ajudou o clube do sul da França a chegar ao segundo lugar na Ligue 1.

Ta afim de comprar camisa da Juventus ? Confira nossa Loja do Capita.

É jogador da seleção polonesa, onde concorre com Robert Lewandowski por uma posição no ataque. São 16 gols em 62 jogos e com possibilidade de chegar à Copa do Mundo, no fim do ano.

Apresente produtos nos Stories

Sem dúvidas, o Instagram Stories é uma das melhores funcionalidades existentes na internet quando o assunto é criar uma relação de confiança com determinado público.

Nesse sentido, você pode apresentar os produtos adicionados no Instagram Shopping com mais detalhes com essa ferramenta, colocando a tag de marcação ao fim da sequência de Stories, por exemplo.

Para te ajudar a ganhar visualizações nos stories , confira nossos Planos do GigaFama.

Conclusão

Como vimos, o Instagram Shopping é uma grande oportunidade para potencializar seus resultados na rede social, Os recursos da funcionalidade agiliza o processo de vendas, dá mais possibilidades de divulgação e segurança para transações.

Embora pareça um pouco complicado o processo para ativar a loja na plataforma, a verdade é que em poucos passos você já pode aproveitar tudo o que o Instagram Shopping oferece, transformando seu perfil numa verdadeira vitrine.

Demais, não é? Outra opção para você crescer cada vez mais sua marca no Instagram é comprar seguidores e curtidas. Ao contrário do que muitos dizem por aí, tornar-se relevante na rede social não precisa ser difícil e demorado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Coisas simples Sobre Marketing De Afiliados No Instagram

Como utilizar o marketing digital para bombar no Instagram

Barcelona anuncia Marcos Alonso, lateral-esquerdo ex-Chelsea